Kobe Bryant e a Fé Católica

Kobe Bryant, grande jogador da NBA tinha em mente retirar-se do desporto há uns anos atrás. A maioria das pessoas não sabem que ele é católico. Deu uma entrevista à GQ no ano passado, sobre como a sua fé católica o ajudou a superar um dos momentos mais complicados da sua vida.

É casado com Vanessa Laine, que também é católica.

Uma dia foi acusado de violar uma jovem num quarto de hotel em Colorado. E, como tal, apoiou-se na Fé.

Kobe admitiu imediatamente que teve relações sexuais com a jovem, que tinha cometido adultério contra a sua esposa, mas afirmou não ter havido violação.

Tal acto provocou grande sofrimento à sua família, e também graves consequências para sua carreira; perdeu vários patrocinadores importantes, as suas camisolas deixaram de ser vendidas. Ficou muito afectado.

Passado um ano depois da acusação, um juiz negou as acusações da violação. Durante este tempo, Kobe fez uma declaração pública, pedindo desculpa à mulher, e às familias dele e da esposa.

Na entrevista dada à revista GQ, Kobe explica como Fé Católica o ajudou a ultrapassar tal momento complicado.

Diz Kobe:
“Perder os meus patrocinadores era na verdade a última das minhas preocupações. Tinha medo era de ser preso. Com 25 anos, meu. Estava cheio de medo. A única coisa que realmente me ajudou durante essa circunstância foi falar com um sacerdote. Sim, sou católico, cresci como católico e meus filhos são católicos.”

“Realmente, foi um pouco engraçado, pois ele – o sacerdote – olhou para mim e disse ‘És culpado?’ e eu respondi: ‘claro que não’. Depois me perguntou ‘Tens um bom advogado?’, e eu respondi ‘Sim, tenho, é muito bom advogado’. Então o sacerdote me disse simplesmente ‘Então deixa andar. Seguir em frente. Deus não te dá nada que não consigas suportar. Estás agora nas mãos d’Ele, e tal, tu não podes controlar. Por isso, deixa as coisas acontecerem’.”
“Este diálogo foi decisivo”

Kobe e a sua esposa continuaram juntos durante alguns anos depois das acusações, mas a sua esposa depois pediu o divórcio. Felizmente em 2013 suspenderam o trâmite de divórcio e se reconciliaram.

Depois de tais anos complicados, Kobe Bryant conseguiu superar e conquistou títulos e nomeações na liga NBA e pela seleção dos EUA.

(entrevista completa Kobe)

Tags: